Cloud
As fases da cloudficação
14/06/2021
Quem é você na rede?
Muito se fala hoje em dia em Transformação Digital. Uma série de processos e tecnologias vêm sendo empregados para tornar as empresas mais ágeis e eficientes em um mundo hiperconectado. Neste contexto é importante entender as fases da cloudficação.
Quando se fala em NUVEM, ou cloud – no termo em inglês, a mudança também está ocorrendo e sendo abraçada pelas empresas que visam tornar seus processos e entregas cada vez melhores, independentemente de seu tamanho.
Um exemplo claro dessa transição são as ferramentas abertas, como as da Microsoft ou do Google, para armazenamento de arquivos. O Cloud empregado para base de dados, informações, arquivos importantes, das empresas. É comum hoje vermos empresas utilizando o recurso da nuvem para isso.
A partir desse primeiro passo, notamos também nos últimos anos a migração dos sistemas para a nuvem, ou seja, além dos arquivos, seu processamento e a inteligência de negócios em softwares de controle financeiro, CRMs, entre outros, também estão passando para ambientes virtualizados – são os famosos SaaS (software as a service).
Podemos identificar três grandes blocos de cloudficação dos processos:
Saiba mais: QoS inteligentes
1. Nuvem para armazenamento de informações
Como mencionado no início, quem não conhece os recursos do Google Drive para salvar seus arquivos. Seja para fazer back-up ou para compartilhar com um time remoto? Em um nível mais profissional, empresas maiores adquirem soluções de storage corporativa, cujo princípio é também possuir um espaço em nuvem para armazenamento de arquivos.
2. Nuvem para softwares
A utilização dos softwares corporativos, tendo eles hospedados em nuvem ao invés de servidores locais, é o que se popularizou no mercado com o modelo de negócios SaaS – software as a service.
Esta é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema, e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço.
3. Nuvem para a Rede
A terceira onda do processo de tornar as empresas mais eficientes do ponto de vista da sua infraestrutura de TIC, é a Nuvem para Gestão de Ativos de Rede.
Assim como antigamente as empresas possuiam uma sala destinada aos seus servidores (o que é algo extremamente estranho para os dias de hoje), toda a inteligência dos equipamentos de rede também hoje não precisam mais estar fisicamente nestes mesmos equipamentos, dentro do prédio.
Soluções de NaaS – network as a service – são o terceiro passo e o futuro das comunicações corporativas. Plataformas centralizadas, com recursos de inteligência artificial para predição de falhas, rápida implementação e aplicação de mudanças com alta velocidade estão tornando este modelo indispensável para o futuro das organizações.
A Huawei do Brasil e a ZOOM cloud possuem a solução mais moderna neste universo de possibilidades, a plataforma iMaster-NCE Campus
Se quiser saber mais, como você pode implementar esta solução em seus clientes ou em sua empresa, fale conosco!